ÁREAS DE INTERVENÇÃO
Consulta pré-escolar e de prontidão escolar
Certifique-se que o seu filho possui os pré-requisitos para a aprendizagem, de modo a minimizar as hipóteses de este se deparar com dificuldades.
Ao iniciar a escolaridade, a criança deve ter desenvolvido um conjunto de aptidões intelectuais e emocionais que constituem pré-requisitos essenciais a uma aprendizagem bem-sucedida.
Se iniciar o 1º ano sem ter ainda desenvolvido estas competências, as dificuldades iniciais com que se confornta podem fazer com que a criança vivencie situações de frustação e de insegurança que tenderão a gravar a sua capacidade de aprendizagem e, ecventualmente, a compremeter o sucesso escolar a longo prazo.
A avaliação especializada do desenvolvimento das competências que se desenvolvem durante os anos pré-escolares é particularmente importante:
- Na situações de Entrada Condicional, em que a criança completa os 6 anos entre 16 de Setembro e 3 de Dezembro.
- Quando a criança apresenta capacidade acima da média, que possam justificar a antecipação da entrada no 1º ano. É o caso de crianças que só conpletam os 6 anos após 31 de dezembro e para as quais é exigido um parecer técnico fundamentado por uma avaliação psicopedagógica que comprove a existência de competências para o início da escolaridade antes da idade prevista.
PSICOLOGIA CLÍNICA
Problemas emocionais
Perturbações do comportamento
Perturbações de eliminação
Enurese
Encoprese
Problemas alimentares
Dificuldades em momentos de transições de vida
Luto
Divórcio
Desemprego
Transição profissional
Reforma
Problemas de relacionamento interpessoal
Problemas do sono
PSICOLOGIA ESCOLAR E DA EDUCAÇÃO
Avaliação e intervenção especializada
Avaliação para antecipação escolar
Avaliação para aceleração escolar
Avaliação e intervenção da sobredotação
Avaliação e intervenção nas dificuldades especificas de leitura, escrita e cálculo
Avaliação e referenciação em dificuldades de aprendizagem
Hiperatividade e défice de atenção
Pertubações do espectro do autismo
Baixo rendimento académico
Ansiedade face aos testes
Dificuldades de integração escolar
Promoção do sucesso académico
Promoção de competências académicas
Promoção de métodos de estudos e auto-regulação
Promoção de emocionalidade positiva face a situações de avaliação
Promoção do relacionamento interpessoal e integração escolar
Promoção cognitiva e metacognitiva
Orientação escolar vocacional
EDUCAÇÃO ESPECIAL
O Centro de Psicologia e Pedagogia de Braga dispõe de uma equipa de profissionais qualificados com larga experiência ao nível da:
- Intervenção psicopedagógica junto de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais.
- Avaliação especializada tendo por referência a CIF-Classificação Internacional da Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.
- Articulação com as escolas no âmbito do processo de avaliação e acompanhamento psicopedagógico de crianças e jovens.

TERAPIA DA FALA
Prevenção Rastreio Consultadoria Avaliação e Diagnóstico Tratamento Intervenção
Gestão, aconselhamento e seguimento das crianças e jovens com perturbações aos diferentes níveis

Fala
Fluência
Ressonância
Voz
Componentes aerodinânicos da respiração
Disfasia
Linguagem
Pertubações de desenvolvimento da linguagem ou perturbações adquiridas da linguagem:aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos
Comunicação não-verbal
Utilização de técnicas e estratégias de comunicação aumentativa
Observação e controlo dos aspetos supra-segmentais
Utilização de mímica
Deglutição
Perturbações da aglutinação ao nível da alimentação
Aspectos cognitivos da comunicação
Aumento dos períodos de atenção
Estimulação da memória
Resolução de problemas
Desenvolvimento de funções executivas
Funções sensoriais no âmbito da comunicação
Défices de audição
Antecipação ou adiamento da matrícula no 1º ano do 1º ciclo do ensino básico
Em situações excecionais, o membro do Governo responsável pela área da educação pode autorizar, a requerimento do encarregado de educação, a antecipação ou o adiamento da matrícula no 1 ano do 1º ciclo do ensino básico.
Este requerimento deve ser apresentado no estabelecimento de educação e de ensino frequentado pela criança ou que pretende frequentar, no ano escolar imediatamente anterior ao pretendido para a antecipação ou adiamento da matrícula acompanhado de um parecer técnico fundamentado, o qual integra, obrigatoriamente, uma avaliação psicopedagógica da criança.
A nossa equipa dispões de elementos credenciados pela Direção Regional de Educação do Norte com formação específica e larga experiência na realização de avaliações psicopedagógicas e emissão de pareceres técnicos tendo em vista a antecipação ou adiantamento de matrícula.
APOIO EDUCATIVO
O apoio psicopedagógico realiza-se com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem globais ou específicas (dislexia e disortografia), défice cognitivo, desmotivação face ao estudo ou outra situação que possa estar a afetar o seu desempenho escolar.
O apoio psicopedagógico traz melhorias notórias ao desempenho escolar. Aumenta o sentimento de competência do aluno, a sua auto-estima e pode até ajudar a melhorar o relacionamento com colegas e professores. Experimente e surpreenda-se com os resultados.
As dificuldades de aprendizagem são bastante frequentes em idade escolar, podendo a criança mostrar dificuldades em todas as áreas ou apenas na leitura, na escrita ou na matemática. Estas dificuldades surgem associadas a uma baixa autoestima, desmotivação, ansiedade, problemas emocionais ou de comportamento e é importante compreender a interação entre os vários fatores, para proceder a uma intervenção adequada e eficaz.
Se sente que o seu filho tem dificuldade em aprender não aguarde que melhore por si só. Procure apoio especializado. Através de uma avaliação do desenvolvimento da criança ou adolescente nos diferentes domínios– cognitivo, emocional, comportamental, psicomotor ou da linguagem, usufruirá de Acompanhamento Psicológico ou Psicopedagógico e, em articulação direta com a escola e professores, potenciamos o seu perfil de competências e desempenho global.
No CEPSI Centro de Psicologia e Pedagogia de Braga, contará com uma experimente equipa multidisciplinar, construída por psicólogos especialistas em psicologia escolar e da educação e especialização em necessidades educativas especiais e educação especial, terapia da fala, etc.